É de extrema relevância preparar a relação do porta-voz da empresa para falar com os media. Um porta-voz não preparado ou mal preparado pode não só desperdiçar uma oportunidade mediática, mas pior, pode com um comentário fora de contexto ou “off the record” criar uma crise para a reputação da empresa.
Antes de se colocar em frente a um jornalista, o porta-voz da empresa deve ter uma boa preparação, o chamado “media training”. Esta formação, mais do que dar as ferramentas que o porta-voz precisa para saber como comunicar externamente, dar-lhe-á a confiança para falar sobre todos os temas da empresa.
Um bom “media training” não só dá o contexto das relações públicas ao porta-voz, como lhe dá a conhecer os diferentes tipos de “media”, quais as mensagens-chave da empresa ou da marca e sobretudo, preparam-nos para gerir diferentes cenários de entrevistas, dando as ferramentas para neutralizar um cenário menos positivos ou mesmo negativo com respostas desarmantes e não defensivas.
É também fundamental saber o que deve fazer durante uma entrevista e sobretudo, o que não deve fazer, como os “off the record” (não existem, por muito que o porta-voz o mencione) e as respostas defensivas ou agressivas.
É ainda importante “armar” o porta-voz com inteligência emocional para falar com diferentes tipos de pessoas. Porque é afinal disso que se trata. Duas pessoas a interagir no sentido de se ajudarem mutuamente com partilha de informação relevante para ambas as partes – empresa e media.
Uma sessão de “media training”, além de uma componente mais teórica de enquadramento sobre as relações públicas e os media, deve incluir o treino em contexto de entrevista. Este treino é fundamental para ajudar o porta-voz a responder naturalmente às questões, mas também para treinar a reação e a resposta a perguntas que sejam desconfortáveis.
Isto pode ser um desafio uma vez que um repórter pode fazer a mesma pergunta de maneiras diferentes para tentar obter essas respostas, logo é necessário manter a concentração e responder corretamente a todas as abordagens
Os melhores porta-vozes aparecem relaxados, agem de forma natural e dominam os temas. É por isso que as sessões de “media training” são tão importantes. Quanto maior for a familiaridade com os jornalistas, mais fluida e confortável será a entrevista.