3 Mitos sobre as Relações Públicas

Uma sólida estratégia de relações públicas tem não só o poder aumentar a notoriedade de uma marca/empresa, mas também melhorar a sua credibilidade e gerar clientes. 

No entanto, não sendo uma área complexa ainda existem alguns complexos e mitos associados. Hoje derrubaremos 3 deles. 

Mito#1. As Relações Públicas são apenas para grandes empresas

Um mito que se assiste frequentemente é que apenas as grandes marcas ou empresas investem numa estratégia de relações públicas. Falso! 

A maioria das vezes, pequenas empresas, proprietários de lojas e restaurantes, e outros negócios menores vêm as relações públicas como um investimento dispendioso e investem noutros canais. 

No entanto, são estes os negócios onde o impacto das relações publicas é maior e mais facilmente mensurável, visto que se traduz diretamente em leads, visualizações no site, contactos com empresa e até mesmo novos clientes. 

A este fator, acresce a construção da reputação para a sua empresa, junto de clientes e potenciais clientes, assim como no sector em que opera. 

Tudo isto sem gastar demasiado do seu orçamento de marketing. Para uma estratégia de relações públicas bem sucedida é fundamental compreender claramente o seu público e agir de forma tática, gastando o orçamento de forma produtiva e assegurando o retorno de investimento.  

Ao contratar um especialista ou agência de relações públicas, tenha noção dos seus objetivos e do budget que pode alocar e passe essa informação para que o plano se possa ajustar às suas necessidades, sem custos acima do seu orçamento. 

Mito #2. As Relações Públicas não Vendem

As relações públicas são boas para gerar notoriedade e reputação, mas não geram vendas. Mais uma vez…Falso! 

Ao tornar-se visível para o seu público e ao gerar buzz em torno da sua empresa, essa notoriedade irá gerar visitas ao seu site, à sua loja e aos seus negócios, visitas essas que se vão tornar em leads, vendas e clientes. 

Por outro lado, ao ser referenciada de forma regular nos media ou por influenciadores, vai gerar consciencialização geral sobre a sua marca e fazer com que entre na mente dos seus clientes e potenciais clientes. 

Mito #3. Se eu não tenho nada para dizer não preciso de relações públicas

Ter uma história ou uma novidade simplifica o trabalho das  relações públicas, mas caso assim não seja, cabe ao profissional com quem vai colaborar encontrar /criar a história que mais interesse aos media e influenciadores. É esta a mais valia e responsabilidade da agência de relações públicas  –  criar notícias apropriadas na ausência de uma história óbvia como um lançamento ou um evento.

Existem outros tipos de “notícias” – como resultados do negócio, artigos de opinião de um CEO sobre tendências mercado, responsabilidade social, mostrar os bastidores da empresa. Um bom consultor sabe o que faz uma boa história e consegue criar oportunidades de ser referenciado pelos media. 

Por fim, é importante ter sempre em mente que as relações públicas são uma forma de comunicação que, mais do que notoriedade, contribui para a (boa) reputação da sua empresa. Pelo que são um investimento que terá sempre um retorno no seu negócio, seja em notoriedade ou em vendas.

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