Estratégia vs Tácticas em Relações Públicas

Um dos temas que é fundamental distinguir em relações públicas é diferença entre Estratégia e Tácticas. Muitas pessoas ainda confundem incorrectamente o que é considerado no campo das estratégias e no campo das tácticas.

Ter uma estratégia bem definida e o respetivo plano de ação com as táticas bem detalhadas é essencial para o plano de negócios de uma empresa, e, claro, desempenham também um papel crucial no sucesso das relações públicas.

Desenvolver uma ideia clara da sua estratégia e táctica de negócios ajuda a manter-se concentrado e a alcançar os objectivos da sua empresa.

A Estratégia

Comecemos pelo início. A definição estratégica é um primeiro passo essencial para o sucesso de um plano de comunicação de qualquer empresa. Um plano estratégico assegura a existência de um entendimento comum do que se está a tentar alcançar, como se planeia realizá-lo e como se vai medir o sucesso. A estratégia deve começar por deixar bem qual o ponto de partida, quem é o público-alvo, quais os objectivos e, porque se está a adoptar essa abordagem.

Um dos pontos fundamentais de uma estratégia é mesmo os objectivos, pelo que aquando da sua definição os mesmos deverão ser SMART: específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), atingível (Achievable), relavante (Relevant) e orientado para o tempo (Time).

Desta forma, o planeamento estratégico vai fornecer uma direcção geral à gestão central da empresa, ao mesmo tempo que orienta e ajuda áreas tais como estratégia financeira, estratégia de marketing, estratégia de desenvolvimento organizacional, estratégia de recursos humanos, etc., a alcançar o sucesso. Por esse motivo não deve ser ignorado.

A Implementação (as táticas)

É nesta fase que definimos quais ferramentas ou as actividades a implementar para materializar a estratégia definida. Implica a criação de um plano de ação a médio e curto prazo, uma timeline com a respetiva calendarização das ações e uma visão detalhada como cada atividade vai decorrer.

É aqui que a equipa vai perceber quais os passos do dia-a-dia que farão avançar a marca no sentido de alcançar os seus objectivos. Cada táctica deve ajudar a responder à pergunta, qual é o passo que teremos de dar para levar a cabo a estratégia com sucesso?

Tanto a estratégia como as tácticas de relações públicas devem ser medidas. Uma diferença entre as duas é que embora a sua estratégia não deva mudar, as tácticas podem ser alteradas e adaptadas em função dos resultados que estão a ser (ou não) obtidos. Se uma das suas tácticas não está a funcionar, poderá ser necessário definir uma nova atividade ou o recurso a ferramentas diferentes no sentido de obter os resultados desejados.

Na área das relações públicas é fundamental ter bem clara a distinção entre Estratégia e Táctica. Ter objectivos bem definidos, uma estratégia para atingir esses objectivos, e escolher as tácticas apropriadas para implementar a estratégia são todos elementos importantes para executar um programa de relações públicas sólido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.