Agência de Relações Públicas ou Departamento Interno de Comunicação Empresarial.

Esta é uma decisão que muitas empresas têm de tomar, em particular as PMEs, no que diz respeito à sua comunicação, contratar uma agência ou criar internamente uma equipa para assegurar a comunicação.

Num mundo ideal, e este é o cenário que a maioria das grandes empresas optam por implementar, a resposta seria…ambos! Quando bem estruturado, o seu trabalho funciona de forma complementar e acaba por se transformar numa máquina bem oleada na comunicação.

A agência de relações públicas foca-se em preencher os espaços em branco entre a empresa e os media. A empresa consegue assim forcar-se na abertura de canais entre os diferentes departamentos no sentido de garantir fontes de informação e conteúdos para comunicar.

Embora possam trabalhar de forma complementar, quando assim não é possível, é fundamental perceber quais as competências necessárias e responsabilidades profissionais que ambos os cenários podem aportar, para que possa decidir por qual dos dois optar.

Especialidade vs diversidade

No caso do departamento interno, a equipa tornar-se-á especialista em todos os tópicos importantes para a empresa e manterá o foco na mesma, na indústria específicas e nos seus concorrentes.

No caso da agência, a mesma deve assegurar um grau de imersão e domínio do negócio muito profundo, mas com a vantagem de ter também conhecimento de outras empresas e áreas que podem dar benchmarks e trazer ideias interessantes para a comunicação da sua empresa.

Foco nos resultados

No departamento interno o controlo dos resultados é um ponto importante, mas no caso de uma agência é O ponto mais importante. A agência tem que conseguir resultados e pensar fora da caixa para os atingir, para ter a certeza de que está a satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. É uma motivação diferente que implica monitorização e ajuste regulares para acompanhar o interesse e agenda dos media e influenciadores.

Uma equipa multidisciplinar

Um departamento interno é constituído por uma pessoa ou uma equipa constituída por pessoas que basicamente fazem a mesma coisa. Partilham, portanto, um profundo e variado conhecimento do trabalho e uma apreciação do que nele entra, mas não têm uma visão 360.º.

Do lado da agência, existe sempre uma equipa que inclui pessoas mais seniores, criativos e estrategas, onde todos colaboram de forma eficiente para os clientes e para os seus resultados.

Relações com os media

Num departamento interno as relações com os jornalistas tendem a ser muito próximas, visto que estão em contacto regular e os jornalistas vêm a equipa como um facilitador dentro da empresa no acesso à informação.

Numa agência, os meios de comunicação veem-no como um mediador entre eles e um cliente. É necessário um esforço maior para manter essas relações com os jornalistas, no entanto também é mais ágil circular entre áreas distintas uma vez que a agência tem contacto com media de diferentes áreas.

Por isso, na hora de decidir deve colocar nos pratos da balança estes pontos, antes de decidir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *