5 pontos que deve ter em consideração na estratégia de Relações Publicas

Uma boa estratégia de relações públicas pode fazer toda a diferença para a sua empresa. As relações públicas são uma das formas mais rentáveis de aumentar o conhecimento da sua marca junto dos seus clientes de uma forma credível, aumentando a sua confiança nos seus produtos ou serviços.

Por isso, existem alguns pontos a ter em consideração na definição da sua estratégia.

1. Conheça as suas mensagens

Não pode controlar o que outras pessoas dizem sobre o seu negócio, mas pode controlar as mensagens que envia para o mundo. Por isso, identifique mensagens curtas e pertinentes sobre a sua marca conforme o seu posicionamento.

2. Criar um grande conteúdo.

Após definir as suas mensagens, e a partir delas, criar bons conteúdos é a chave para uma estratégia de relações públicas bem-sucedida que posiciona a sua marca como especialista no assunto. Conteúdos relevantes para os media, mas sobretudo para as pessoas.

3. Saber o que comunicar e para que tipologia de Meios de Comunicação

Com base no seu público-alvo é importante definir quais os meios mais relevantes a impactar e conhecer que conteúdos são relevantes para esse meio. Por exemplo, se tem uma loja de decoração deve privilegiar os meios de Decoração e revistas Femininas.

4. Compreenda os Jornalistas

Conheça e estabeleça relações de confiança com jornalistas alvo. Este é um dos pontos mais importantes, porém um dos mais difíceis. Além de saber quem são é importante saber que temas lhes interessam, que tópicos são relevantes dentro de cada tema, como gostam de receber a informação, quais os seus deadlines. Sempre que possível faça perguntes e escute o têm a dizer. Converse com eles sobre interesses mútuos e não apenas quando tem uma história.

5. Seja honesto e transparente.

Não estamos a dizer que precisa de partilhar todos os pormenores da sua organização, mas é fundamental adotar uma política de honestidade e transparência para com os media. Manter o público informado, sobretudo em casos de gestão de crise, é o melhor caminho e a sua transparência será apreciada. Comunique de forma clara, concisa e direta, sem esticar a verdade ou esconder coisas que depois possam vir a saber.

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