Uma das ferramentas mais utilizadas para gerar resultados juntos dos órgãos de comunicação social e influencers é o “press kit”. É uma forma de gerar divulgação “earned media” através do envio de informações de forma criativa.
Mas o que é um “press kit”?
Um “press kit” é, por norma, um conjunto de materiais que se enviam aos jornalistas e influencers para divulgar um produto, serviço ou inovação da marca. É uma forma de gerar goodwill junto destes públicos, enviando um “gift” (idealmente o produto para experimentação/degustação ou um “voucher” para usufruir do serviço) acompanhado da respetiva informação e imagens. É uma forma de fazer a sua marca chegar mais longe e obter divulgação espontâneo, seja nos “media” ou nos canais dos influencers.
O que deve enviar num “press kit”
Cada “press kit” deve ser único e destacar-se da concorrência, mas existem alguns essenciais que deve incluir sempre: o comunicado de imprensa com informação sobre o produto, serviço ou empresa que está a divulgar; imagens do produto ou serviço; os contactos para que o destinatário possa retirar dúvidas e o produto (sempre que possível).
O valor da criatividade
Para o seu “press kit” ter impacto é preciso alguma criatividade. Lembre-se que todos os dias, dezenas de marcas competem pela atenção e por um espaço nos “media”, para serem divulgados. Por isso, o seu “press kit” deve destacar-se para aumentarem as oportunidades de ser divulgado, em especial junto dos influencers.
Os “influencers” têm uma forte presença nas redes sociais, fundamental para as marcas, pelo que para aumentar as hipóteses de divulgação espontânea o ideal é que invista num ‘kit’ que chame a atenção e seja “instagramavel”.
Partilhamos a seguir algumas dicas para criar “press kits” criativos e impactantes para jornalistas e influenciadores:
>> Invista na imagem. Uma embalagem diferente ou um saco engraçado são o primeiro impacto que a sua marca terá junto dos seus destinatários e pode fazer a diferença no mar de Press kits recebidos todos os dias.
>> Envie “gifts” que sejam práticos ou utilizáveis. Muitas vezes, em nome da criatividade, enviam-se “press kits” que depois acabam por ser mais um estorvo para quem os recebe do que um “gift”. Envie algo que os seus destinatários possam utilizar no seu dia a dia ou que seja utilizável em algum momento (por exemplo uma toalha de praia).
>> Envie uma mensagem personalizada. Personalize sempre a entrega com o nome do seu destinatário. Mas mais do que uma mensagem personalizada, certifique-se que o destinatário é o mais apropriado para o seu produto e que o público que o segue é o seu público-alvo. A tentação será, sobretudo no caso dos influencers, escolher destinatários com muitos seguidores, mas se o produto não se enquadrar no seu tipo de conteúdos não será divulgado e perderá uma oportunidade de contacto. Por exemplo, não vai enviar um creme anti-rugas para uma Tik Toker com 20 anos. Ou não vai enviar, um livro de receitas para um jornalista que escreve sobre economia.
>> Aposte nos vouchers de desconto. Se em vez de um produto está a divulgar um serviço como um spa ou uma loja online, um bom estímulo é enviar um voucher de desconto ou oferta para que possa experimentar os seus serviços / loja online.
Não se esqueça, um “press kit” é uma ferramenta de relação com jornalistas e influencers como uma extensão da sua marca e da sua comunicação.