Quais os melhores 10 livros sobre relações publicas?

Se trabalha o mundo das relações públicas, ou simplesmente gostava de conhecer um pouco mais sobre esta área, estes livros são um excelente ponto de partida para quem está a começar, ou uns bons lembretes para quem já conta com alguma experiência. Alguns podem não ser dos mais recentes, mas os seus conteúdos são intemporais e as bases que fornecem são bastante relevantes. 

Boas leituras!

“Effective Public Relations” de Scott M. Cutlip, Allen H. Center e Glen M. Broom: talvez um dos livros mais influentes sobre relações públicas. Abrange desde a teoria até a prática. 

“This Is PR: The Realities of Public Relations” de Doug Newsom e Judy VanSlyke Turk: fornece uma visão geral abrangente das relações públicas, incluindo exemplos e casos de estudo reais. 

“The New Rules of Marketing & PR” de David Meerman Scott: este livro aborda o impacto das redes sociais e do marketing digital, e como estes estão a transformar o mundo das relações públicas. 

“Spin Sucks: Communication and Reputation Management in the Digital Age” de Gini Dietrich: este livro aborda a gestão da reputação online e como lidar com crises de relações públicas na era digital. Cada vez mais relevante nesta era digital. 

“The Art of Communication” de Judy Apps: este livro destaca a importância da comunicação eficaz na construção de relações e no sucesso das relações públicas. 

“The Public Relations Handbook” de Alison Theaker: uma visão geral abrangente de relações públicas, que explora diversos conceitos chave deste setor. 

“The Practice of Public Relations” de Fraser P. Seitel: abrange desde a história até as tendências atuais em relações públicas, com muitos exemplos e casos de estudo. 

“Crisis Communications: A Casebook Approach” de Kathleen Fearn-Banks: examina casos de estudo de crises de relações públicas e destaca as melhores práticas para as gerir de forma eficiente. 

“The Social Media Bible: Tactics, Tools, and Strategies for Business Success” de Lon Safko: destaca como redes sociais podem ser usadas para alcançar o sucesso nas relações públicas e no marketing digital. 

“Public Relations Writing and Media Techniques” de Dennis Wilcox e Bryan Reber: este livro é um guia para escrever comunicados de imprensa, discursos e outros conteúdos de relações públicas, e inclui também algumas técnicas para alcançar o público-alvo. 

5 desafios das relações públicas na era digital?

As relações públicas (RP) enfrentam vários desafios na era digital.

A começar no mais relevante, a gestão da reputação online, passando pela velocidade de comunicação, desafios de privacidade, multiplicidade de plataformas, controle de mensagem e mudanças rápidas nas tendências digitais.

As RP precisam conseguir adaptar as suas estratégias para lidar e incluir esses desafios, capitalizando no seu benefício as oportunidades que a comunicação digital lhe trouxe

As relações públicas (RP) enfrentam vários desafios na era digital. A começar no mais relevante, a gestão da reputação online, passando pela velocidade de comunicação, e muitos outros, trabalhar em relações públicas significa que devemos adaptar as nossas estratégias aos desafios que vão aparecendo e é importante definir uma estratégia para nos adaptarmos a todos os desafios desta nova era. 

1. Gestão de reputação online: na era digital, em que as pessoas e as empresas pesquisam as marcas antes de fazerem negócio, a reputação online é parte essencial para qualquer um, e as relações públicas não são exceção. Monitorizar ativamente a reputação online da marca e fazer uma gestão dos comentários nas redes sociais são boas práticas para tentarmos suavizar o seu impacto na imagem da marca.   

2. Velocidade de comunicação: quanto mais rápidos formos a dar resposta aos comentários, claro, quando mais adequado, melhor conseguimos controlar a situação.  Esta comunicação instantânea pode ser um desafio para que gere diariamente a comunicação e a imagem de uma marca. 

3. Desafios de privacidade: todas as atividades que operam no digital deparam-se, mais cedo ou mais tarde, com questões de privacidade, mas no caso das relações públicas este ponto é ainda mais relevante. É fundamental assegurar a privacidade das informações dos seus clientes e dos clientes dos seus clientes.  

4. Multiplicidade de plataformas: com tantas plataformas de redes sociais e canais de comunicação disponíveis, desde websites, blogs, podcasts e newsletters, é fundamental que os profissionais de relações públicas saibam, exatamente, onde o seu público está presente e quais plataformas são mais eficazes para alcançá-los. 

5. Mudanças rápidas nas tendências digitais: a hoje em dia, os trends mudam de um dia para o outro e as tecnologias evoluem rapidamente, o que pode dificultar o trabalho dos profissionais de RP de se manterem atualizados e relevantes. É fundamental estarmos sempre atentas às tendências emergentes e conseguir adaptar as suas estratégias em conformidade. 

Ideias para criar títulos de comunicados de imprensa que se destacam

Muitas vezes quando se escreve um comunicado à imprensa, a maior parte do esforço vai para a informação no corpo do comunicado. Embora na criação de texto de relações publicas o contexto que informa e interessa ao leitor seja importante, o título do comunicado não pode nem deve ser deixado para segundo plano. 

Pode parecer simples, mas há algumas ideias que deve considerar ao elaborar um comunicado que capte a atenção dos meios de comunicação e se distinga na imensidão de emails que recebem diariamente. 

Como saber então o que chama a atenção dos meios de comunicação e os vais levar a publicar a vossa informação como tema de interesse para os seus leitores?

Aqui estão algumas ideias para criar um título de comunicado de imprensa que se destaque:

Seja conciso e direto: Certifique-se de que o título é curta e direto.

Use verbos fortes: Verbos ativos tais como “anuncia”, “lança”, ou “revela” podem tornar a sua manchete mais impactante.

Use números: Informações numéricas tais como estatísticas, números ou classificações podem tornar a sua manchete mais interessante e digna de notícia.

Crie um sentido de urgência: Palavras como “agora”, “imediatamente” ou “hoje” podem criar um sentido de urgência e incitar o leitor a tomar medidas.

Faça-o chamar a atenção: Use trocadilhos, aliteração, ou um jogo de palavras para tornar a sua manchete mais memorável.

Evite ser sensacionalista: É tentador criar uma manchete exagerada para captar a atenção, no entanto, corre o risco de ser considerada exagerada e perder credibilidade..

Seguindo estas sugestões, pode criar títulos para os seus comunicados que captem a atenção, gerem interesse, e conduzam ao envolvimento.

10 dos melhores blogs de relações públicas

Procura os melhores blogs de relações públicas para ler em 2023?

Quer seja um profissional de relações públicas experiente ou iniciado, ler blogues de especialistas é uma forma inteligente de se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos do setor, expandir as suas capacidades, e encontrar inspiração. 

Criámos uma lista de 10 dos melhores blogues de relações públicas que deve começar a le

  1. PR Daily
  2. Spin Sucks
  3. PR News
  4. PR Week
  5. Muck Rack Blog
  6. Institute of Public Relations
  7. PR Couture
  8. PRSay
  9. Public Relations Today
  10. PRovoke Media

Estes blogs cobrem uma série de tópicos, incluindo comunicação de crise, relações com os media, marketing influente, branding, e muito mais. Oferecem também insights, dicas, e melhores práticas para profissionais de relações públicas.

Como nutrir relação entre o profissional de PR e os jornalistas

O relacionamento entre jornalista e profissionais de PR nem sempre é o mais simples. No entanto, com as redações a encolher e a atualidade mediática a aumentar é fundamental que os profissionais de PR percebam que, hoje mais do que nunca, saber gerir a relação com os jornalistas e facilitar o seu trabalho é fundamental.

Por isso, hoje partilhamos algumas recomendações de como facilitar esta relação.

Conteúdos exclusivos. Mais do que nunca oferecer conteúdo original e que não será replicado noutras publicações é um sinal de valorização para o jornalista e de interesse para o media. Por isso, sempre que possível construa histórias únicas e diferentes para os jornalistas.

Parceria. Construa as suas histórias com o jornalista. Partilhe com ele a sua ideia e perceba quais os ingredientes que de que precisa para avançar. Os jornalistas não têm muito tempo para procurar abordagens novas, mas sabem o que interessa aos leitores e isso simplifica a construção da história.

Rede. Ajude os jornalistas a construir uma rede de contactos que lhe seja útil. Quanto mais ajudar um jornalista a construir a sua rede de contactos, mesmo sem ter uma história, o mais provável é que ele recorra a si quando tiver um tema onde o possa também incluir.

Fornecer dados e fontes de qualidade. Os jornalistas querem conteúdos de qualidade e fontes credíveis e que dominem os temas. Se a informação ou a história que lhe vai passar tiverem ambos, a probabilidade de ser aceite será certamente maior.

A cooperação entre jornalistas e profissionais de relações públicas não tem porque ser conflituosa, basta se procure o alinhamento entre interesse mútuos e se trabalhe em verdadeira colaboração

O que ter em consideração quando planear eventos de relações públicas

Quer esteja a planear um evento para 10.000 pessoas, envolver uma comunidade local ou lançar um novo produto, saiba que pontos deve ter em atenção:

Estabelecer objetivos claros

Determinar o que se pretende alcançar com o evento, tal como aumentar a notoriedade para um produto ou serviço, gerar cobertura mediática, ou construir relações com as principais partes interessadas.

Identificar o seu público-alvo

Compreender quem pretende alcançar com o evento e adaptar o conteúdo, formato e local em conformidade.

Escolher um local e data apropriados

O local e o agenda do evento podem ter impacto no seu sucesso, por isso considere fatores tais como acessibilidade, capacidade, e se o local se alinha com a imagem e mensagem do evento.

Criar um plano detalhado

Desenvolver um plano abrangente que inclua tarefas, cronogramas e orçamento. Assegurar que todos os aspetos do evento, incluindo logística, marketing, e acompanhamento pós-evento, sejam cobertos.

Construir relações com os canais

Identificar os principais meios de comunicação social, jornalistas e influencers que cobrem a indústria e chegar até eles para assegurar a cobertura do evento.

Ter um plano de contingência

As coisas nem sempre correm como planeado, por isso prepare-se para contingências tais como mau tempo ou baixa afluência, para minimizar o impacto de questões imprevistas.

Acompanhamento

Após o evento, envie notas de agradecimento e avalie o sucesso do evento, medindo-o em relação aos seus objetivos originais.

Quais são os objectivos de uma ação de relações públicas?

As relações públicas (PR) são uma forma poderosa de se ligar ao seu público e gerar (boa) reputação e notoriedade para a sua marca.

O objetivo de uma ação de relações públicas é criar uma narrativa mediática ou controlar a divulgação de informação sobre o seu negócio para atrair mais e melhores clientes. As campanhas de marketing e publicidade são muito orientadas para o lado mais comercial do negócio e a geração de vendas, enquanto a comunicação tem geralmente definidos KPIs ligeiramente diferentes, como, por exemplo:

Atrair a atenção dos meios de comunicação social

Gerar notoriedade

Informar o público sobre as últimas notícias da empresa

Melhore a reputação da sua marca

Construir relações com as partes interessadas

Por isso, antes de avançar com qualquer ação de comunicação é fundamental saber que objetivos pretende atingir e qual o resultado desejado. Está à procura de aumentar o reconhecimento da marca? Pretende gerar notoriedade para um determinado produto ou serviço?

Decidir que objetivo pretende atingir vai ajudar a determinar a estratégia que deve seguir.

Um dos métodos mais usados para definição de objetivos é o método SMART. Ou seja, para garantir que os seus objetivos são claros e alcançáveis, cada um deles deve ser claro:

(Specific) Específicos: simples, sensatos, significativos – Qual é o resultado desejado?

(Measurable) Mensuráveis: significativos, motivadores. – Como será medido o sucesso?

(Achievable) Alcançáveis: acordados, alcançáveis. – Como irá a campanha alcançar os seus objetivos considerando influências externas?

(Relevant) Relevante: razoável, realista e dotado de recursos, baseado em resultados – O objetivo da sua campanha é realista para a largura de banda da sua campanha?

(Time bound) Limitado no tempo: baseado no tempo, limitado no tempo, limitado no tempo/custo, oportuno, sensível ao tempo – Quanto tempo terá para atingir estes objetivos?

Sobretudo, não se esqueça que ao estabelecer os seus objetivos de PR, deve também pensar sobre como irá medir o sucesso e os resultados da sua comunicação. A lista de notícias publicadas já não é suficiente e de certeza que a equipa de marketing e o CEO da sua empresa vão precisar perceber como o dinheiro investido na contribuiu para os objetivos da empresa.

Quatro Tendências de Relações Públicas

Quais são as principais tendências de relações públicas (PR) a ter em consideração para os próximos anos?

As PR estão em constante evolução, e à medida que 2022 chega ao fim, é necessário fazer uma reflexão sobre o panorama das PR nos últimos anos e alinhar estratégias e ideias para os que virão. Dois anos de pandemia e quase um de guerra influenciaram a forma como as empresas de PR e os seus profissionais passaram a funcionar.

Storytelling

A arte de saber contar uma boa história é cada vez mais um eixo fundamental nas media relations. As pessoas já ouviram um pouco de tudo e atenção está cada vez mais ocupada por centenas de estímulos. Assim, uma boa história é o melhor caminho para captar a atenção e a empatia para as empresas. As estratégias de comunicação estão mais criativas e relacionais, onde o papel dos influencers assume uma enorme relevância.

PR 360º

As relações públicas precisam hoje de ser incluídas na estratégia de marketing global da empresa e estar alinhadas e total conhecimento do que é comunicado em todos os touchpoints da marca com os seus clientes. As PR tendem a ser uma narrativa da estratégia de marketing da marca, no entanto, atualmente a comunicação vai muito além do earned media pelo que as RP deve ter conhecimento sobre tudo o que está a acontecer, incluindo o que está a ser dito no LinkedIn e no TikTok. Já não é suficiente que as RP se concentrem apenas em comunicados e relação com os media, porque tudo é comunicação, logo o papel das RP terá de ser significativamente mais expansivo e influente.

Autenticidade

Com as novas regras de report de sustentabilidade a entrarem em vigor, a comunicação das marcas passará a ser mais transparente e clara. Os consumidores mudaram muito nos últimos anos e já não são convencidos por uma comunicação assente e lugares-comuns e indicadores vazios. Os consumidores querem ouvir pessoas reais, a passarem informações credíveis sob a forma como gerem as suas empresas e sobre os produtos que consumem.

Os Influenciadores

Vários estudos confirmam que os influenciadores continuarão a desempenhar um papel fundamental no sucesso das relações públicas nos próximos anos. Os micro influenciadores são um dos segmentos com maior crescimento, uma vez que gozam de mais confiança junto dos seus seguidores e isso torna-os preferidos pelas marcas quando lançam novas campanhas. As grandes marcas continuaram a apostar em influenciadores de grande alcance como jogadores de futebol e supermodelos, pelo impacto global que a sua comunicação pode gerar. Será interessante acompanhar o desenvolvimento do marketing de influência e como este se encaixa e colabora com as relações públicas.

A Sua organização Está Pronta para as Relações Públicas? 

Uma estratégia de relações públicas bem organizada pode impulsionar o seu negócio, mas precisa de saber se a sua organização está no momento certo para começar a comunicar. 

Existem vários motivos pelos quais a sua empresa pode não estar preparada para avançar, como, por exemplo, o investimento, falta de tempo para dedicar à construção e implementação da estratégia ou recursos insuficientes para sua implementação. 

Caso os três pontos acima estejam assegurados, não avance já. Ainda tem que ter em consideração um dos pontos mais importantes que deve considerar antes de dar o passo para a ribalta. 

Antes de avançar vai ter de saber se tem uma história relevante para contar, ou seja, se a sua organização tem uma mensagem que seja interessante para ser notícia. 

O objectivo das relações públicas é chamar mais atenção para a sua marca. Quanto mais relevante e interessante for a sua mensagem, maior será a probabilidade de ser aceite por mais meios de comunicação  Como tudo o que vale a pena na vida, ganhar boas relações públicas leva tempo. Mas partindo de uma história relevante, a probabilidade de ser alvo de notícias é maior, de uma forma que seja positiva e acrescente valor à sua marca.

E como sabe que tem uma mensagem relevante para passar?

É aqui que uma agência de relações publicas pode ajudar a sua marca. A agência analisa a sua mensagem e trabalha-a para que esta se torne mais relevante para conseguir cobertura mediática. A agência ajudará a encontrar o ângulo que mais interessa aos diferentes jornalistas e trabalhar diferentes abordagens para otimizar a comunicação. 

Assim como todos os passos do seu negócio, a entrada nas relações públicas exige alguma ponderação. É uma ferramenta muito poderosa que pode ter impactos muito significativos para o posicionamento e reputação da sua marca.

Ferramentas de Relações Públicas

Já aqui abordamos o papel e importância das relações públicas e como as suas atividades contribuem para  amplificar e melhorar a imagem de uma organização ou marca. 

Através do contacto e presença em  meios de comunicação social e eventos ou iniciativas proprietárias. 

Ao apostar nas relações publicas a sua empresa vai estar a apostar numa forma criativa e relevante de contar a história da sua marca, contada aos diferentes stakeholders da sua empresa – desde Investidores aos seus clientes/consumidores. Por outro lado, mantendo uma presença e relação regular com os meios de comunicação social contribui para melhorar a reputação da sua marca.

Mas quais as ferramentas que as relações publicas utilizam para fazer passar a sua mensagem?

Os mais conhecidos e talvez polémicos quanto à sua eficácia são os comunicados de imprensa enviados para os jornalistas, quando a marca/organização tem algo noticia relevante a passar para o exterior. Dada a massificação desta ferramenta, a mesma deve ser usada criteriosamente. Não se esqueça, para além do comunicado da sua empresa, quantos outros recebem os jornalistas diariamente. 

Seguem-se  os kits de imprensa. Esta é uma forma mais criativa e de fazer chegar a informação  sobre a sua organização ou alguma atividades específica, como o lançamento de um produto, inovação ou serviço, aos jornalistas. Já aqui falamos sobre a importância dos Press Kit e o peso que a criatividade destes têm para despertar a atenção e o interesse de quam os recebe. 

Outra ferramenta altamente relevante é as press tour, ou seja, momento de comunicação onde se convidam jornalistas-chave da visitar um local importante da sua empresa – por exemplo, a fábrica ou centro de I&D – para dar a conhecer de uma forma mais profunda e transparente o seu negócio. Estas viagens podem estar relacionadas com alguma distinção importante, novo lançamento ou aniversário da empresa. 

Os eventos são talvez as ferramentas que maior notoriedade imediata dão a uma organização/marca. Estes eventos podem ter os mais diversos formatos, desde conferência, workshops, pequenos-almoços, almoços, reuniões, festas. O objetivo é transmitir alguma informação ou história relevante sobre a empresa. A organização do evento vai posicionar o tema como sendo algo de relevante para a marca e os seus stakeholders. 

Endorsement ou parcerias com influencers são uma das ferramentas em maior crescimento. Falamos do estabelecimento de parcerias com influenciadores – desde figuras públicas a micro influenciadores – conforme o target especifico que a marca pretende impactar e que através das suas redes sociais e da presença em iniciativas da organização ajudam a promovê-la e a gerar notoriedade. 

Uma boa estratégia de relações publicas deve ter em consideração estas ferramentas e saber quais usar e em que momentos. É da combinação inteligente destas ferramentas que se obtém os melhores resultados para as marcas, contribuindo de forma efetiva para alavancar a sua reputação e imagem pública.