Media “online” ou “offline”

Relações Públicas assentam na criação de “buzz” e/ou exposição em torno de uma marca ou empresa através de vários canais, seja media, influencers ou outros.

Como em todas as áreas, não se pode negar que nos últimos anos se verificou uma grande mudança na forma como e onde as pessoas consomem informação.  E muitas empresas começam já a perceber o impacto e a relevância de uma notícia “online” vs uma notícia “offline”. Pensar que estes dois canais se excluem mutuamente ou concorrem entre si, é um erro.

Canais de relações públicas

Os canais de relações públicas tradicionais incluem TV, Imprensa, Rádio. A TV continua a ser o meio de massas por excelência, mas os meios “online” têm vindo a ocupar uma posição cada vez mais dominante. Dados de 2022, reportam que em janeiro deste ano havia mais de oito milhões de utilizadores da Internet em Portugal, com uma penetração total de 85%. Outro dado curioso que espelha o crescimento da internet é o tempo passado “online” (mais de 7h por dia) vs. passado a ver televisão (cerca de 3h por dia).

A evolução da Internet levou a que cada vez mais pessoas tenham mudado de lugar onde consomem informação. Por isso, as marcas voltam a sua atenção para estes canais e constroem a sua credibilidade e autoridade através deles. 

Isso não quer dizer que os meios tradicionais impressos tenham passado de moda ou estejam obsoletos. Os meios impressos continuam a ser uma fonte relevante de credibilidade e, através das estratégias de cruzadas que têm vindo a adotar, permitem em muitos casos multiplicar o alcance de uma notícia, “off” e “online”. Falamos da publicação da mesma notícia no website do meio, nas suas redes sociais e em alguns casos até mesmo newsletters. Este é de longe o melhor cenário para qualquer divulgação que esteja a levar a cabo, não concorda?

Assim, na hora de desenvolver a sua estratégia de comunicação é fundamental ter em consideração ambas as tipologias, “online” e “offline”, e perceber como estas se podem complementar e amplificar a mensagem.

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