A crise climática global está (e deve estar) na agenda mediática de quase todos os meios de comunicação, independente da sua temática. É, por isso, que tantas marcas estão a dar prioridade e a implementar práticas amigas do ambiente e a comunicá-las.
Para os profissionais de PR, isto significa saber o que devem ou não comunicar sobre as iniciativas ambientais dos seus clientes, evitando a todo o custo fazer greenwashing.
O que é greenwashing?
Greenwashing em PR é uma prática de marketing enganosa em que uma empresa faz afirmações falsas ou exageradas sobre as suas práticas ambientais para se posicionar como “amiga do meio ambiente”. O greenwashing engana os consumidores e desvia a atenção das questões reais de sustentabilidade.
Normalmente, uma empresa que faz greenwashing utiliza linguagem vaga sobre os seus indicadores e evita a transparência em torno da informação que veicula. Isto porque os seus “esforços” foram apenas concentrados em pequenas mudanças, sem grande impacto (por exemplo, aplicar medidas de sustentabilidade).
À medida que a crise climática aumenta, o público está cada vez mais instruído e atento sobre a verdadeira sustentabilidade e o greenwashing acaba por ser identificado.
Como evitar o greenwashing
Utilize dados concretos. Utilizar factos e dados concretos é sempre uma boa ideia quando se faz um pitching. Antes de abordar os jornalistas, verifique se tem dados reais, idealmente associados a certificações ambientais.
Por tudo isto, as agências de PR devem estar atentas ao greenwashing e trabalhar com clientes comprometidos com práticas sustentáveis genuínas. Isso inclui assegurar que sabem que indicadores devem comunicar e fazê-lo com transparência e realismo, evitando lugares-comuns como “A sustentabilidade está no ADN da nossa empresa”.
A agência deve comunicar claramente o impacto ambiental real do cliente e fornecer informações precisas sobre os seus produtos e práticas de produção.
Ao evitar o greenwashing, as empresas podem construir uma reputação positiva de sustentabilidade e contribuir para um futuro mais saudável para o planeta e os seus habitantes.