Se trabalha o mundo das relações públicas, ou simplesmente gostava de conhecer um pouco mais sobre esta área, estes livros são um excelente ponto de partida para quem está a começar, ou uns bons lembretes para quem já conta com alguma experiência. Alguns podem não ser dos mais recentes, mas os seus conteúdos são intemporais e as bases que fornecem são bastante relevantes.
Boas leituras!
“Effective Public Relations” de Scott M. Cutlip, Allen H. Center e Glen M. Broom: talvez um dos livros mais influentes sobre relações públicas. Abrange desde a teoria até a prática.
“This Is PR: The Realities of Public Relations” de Doug Newsom e Judy VanSlyke Turk: fornece uma visão geral abrangente das relações públicas, incluindo exemplos e casos de estudo reais.
“The New Rules of Marketing & PR” de David Meerman Scott: este livro aborda o impacto das redes sociais e do marketing digital, e como estes estão a transformar o mundo das relações públicas.
“Spin Sucks: Communication and Reputation Management in the Digital Age” de Gini Dietrich: este livro aborda a gestão da reputação online e como lidar com crises de relações públicas na era digital. Cada vez mais relevante nesta era digital.
“The Art of Communication” de Judy Apps: este livro destaca a importância da comunicação eficaz na construção de relações e no sucesso das relações públicas.
“The Public Relations Handbook” de Alison Theaker: uma visão geral abrangente de relações públicas, que explora diversos conceitos chave deste setor.
“The Practice of Public Relations” de Fraser P. Seitel: abrange desde a história até as tendências atuais em relações públicas, com muitos exemplos e casos de estudo.
“Crisis Communications: A Casebook Approach” de Kathleen Fearn-Banks: examina casos de estudo de crises de relações públicas e destaca as melhores práticas para as gerir de forma eficiente.
“The Social Media Bible: Tactics, Tools, and Strategies for Business Success” de Lon Safko: destaca como redes sociais podem ser usadas para alcançar o sucesso nas relações públicas e no marketing digital.
“Public Relations Writing and Media Techniques” de Dennis Wilcox e Bryan Reber: este livro é um guia para escrever comunicados de imprensa, discursos e outros conteúdos de relações públicas, e inclui também algumas técnicas para alcançar o público-alvo.