5 desafios das relações públicas na era digital?

As relações públicas (RP) enfrentam vários desafios na era digital.

A começar no mais relevante, a gestão da reputação online, passando pela velocidade de comunicação, desafios de privacidade, multiplicidade de plataformas, controle de mensagem e mudanças rápidas nas tendências digitais.

As RP precisam conseguir adaptar as suas estratégias para lidar e incluir esses desafios, capitalizando no seu benefício as oportunidades que a comunicação digital lhe trouxe

As relações públicas (RP) enfrentam vários desafios na era digital. A começar no mais relevante, a gestão da reputação online, passando pela velocidade de comunicação, e muitos outros, trabalhar em relações públicas significa que devemos adaptar as nossas estratégias aos desafios que vão aparecendo e é importante definir uma estratégia para nos adaptarmos a todos os desafios desta nova era. 

1. Gestão de reputação online: na era digital, em que as pessoas e as empresas pesquisam as marcas antes de fazerem negócio, a reputação online é parte essencial para qualquer um, e as relações públicas não são exceção. Monitorizar ativamente a reputação online da marca e fazer uma gestão dos comentários nas redes sociais são boas práticas para tentarmos suavizar o seu impacto na imagem da marca.   

2. Velocidade de comunicação: quanto mais rápidos formos a dar resposta aos comentários, claro, quando mais adequado, melhor conseguimos controlar a situação.  Esta comunicação instantânea pode ser um desafio para que gere diariamente a comunicação e a imagem de uma marca. 

3. Desafios de privacidade: todas as atividades que operam no digital deparam-se, mais cedo ou mais tarde, com questões de privacidade, mas no caso das relações públicas este ponto é ainda mais relevante. É fundamental assegurar a privacidade das informações dos seus clientes e dos clientes dos seus clientes.  

4. Multiplicidade de plataformas: com tantas plataformas de redes sociais e canais de comunicação disponíveis, desde websites, blogs, podcasts e newsletters, é fundamental que os profissionais de relações públicas saibam, exatamente, onde o seu público está presente e quais plataformas são mais eficazes para alcançá-los. 

5. Mudanças rápidas nas tendências digitais: a hoje em dia, os trends mudam de um dia para o outro e as tecnologias evoluem rapidamente, o que pode dificultar o trabalho dos profissionais de RP de se manterem atualizados e relevantes. É fundamental estarmos sempre atentas às tendências emergentes e conseguir adaptar as suas estratégias em conformidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *