Quais são os objectivos de uma ação de relações públicas?

As relações públicas (PR) são uma forma poderosa de se ligar ao seu público e gerar (boa) reputação e notoriedade para a sua marca.

O objetivo de uma ação de relações públicas é criar uma narrativa mediática ou controlar a divulgação de informação sobre o seu negócio para atrair mais e melhores clientes. As campanhas de marketing e publicidade são muito orientadas para o lado mais comercial do negócio e a geração de vendas, enquanto a comunicação tem geralmente definidos KPIs ligeiramente diferentes, como, por exemplo:

Atrair a atenção dos meios de comunicação social

Gerar notoriedade

Informar o público sobre as últimas notícias da empresa

Melhore a reputação da sua marca

Construir relações com as partes interessadas

Por isso, antes de avançar com qualquer ação de comunicação é fundamental saber que objetivos pretende atingir e qual o resultado desejado. Está à procura de aumentar o reconhecimento da marca? Pretende gerar notoriedade para um determinado produto ou serviço?

Decidir que objetivo pretende atingir vai ajudar a determinar a estratégia que deve seguir.

Um dos métodos mais usados para definição de objetivos é o método SMART. Ou seja, para garantir que os seus objetivos são claros e alcançáveis, cada um deles deve ser claro:

(Specific) Específicos: simples, sensatos, significativos – Qual é o resultado desejado?

(Measurable) Mensuráveis: significativos, motivadores. – Como será medido o sucesso?

(Achievable) Alcançáveis: acordados, alcançáveis. – Como irá a campanha alcançar os seus objetivos considerando influências externas?

(Relevant) Relevante: razoável, realista e dotado de recursos, baseado em resultados – O objetivo da sua campanha é realista para a largura de banda da sua campanha?

(Time bound) Limitado no tempo: baseado no tempo, limitado no tempo, limitado no tempo/custo, oportuno, sensível ao tempo – Quanto tempo terá para atingir estes objetivos?

Sobretudo, não se esqueça que ao estabelecer os seus objetivos de PR, deve também pensar sobre como irá medir o sucesso e os resultados da sua comunicação. A lista de notícias publicadas já não é suficiente e de certeza que a equipa de marketing e o CEO da sua empresa vão precisar perceber como o dinheiro investido na contribuiu para os objetivos da empresa.

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