Quatro Tendências de Relações Públicas

Quais são as principais tendências de relações públicas (PR) a ter em consideração para os próximos anos?

As PR estão em constante evolução, e à medida que 2022 chega ao fim, é necessário fazer uma reflexão sobre o panorama das PR nos últimos anos e alinhar estratégias e ideias para os que virão. Dois anos de pandemia e quase um de guerra influenciaram a forma como as empresas de PR e os seus profissionais passaram a funcionar.

Storytelling

A arte de saber contar uma boa história é cada vez mais um eixo fundamental nas media relations. As pessoas já ouviram um pouco de tudo e atenção está cada vez mais ocupada por centenas de estímulos. Assim, uma boa história é o melhor caminho para captar a atenção e a empatia para as empresas. As estratégias de comunicação estão mais criativas e relacionais, onde o papel dos influencers assume uma enorme relevância.

PR 360º

As relações públicas precisam hoje de ser incluídas na estratégia de marketing global da empresa e estar alinhadas e total conhecimento do que é comunicado em todos os touchpoints da marca com os seus clientes. As PR tendem a ser uma narrativa da estratégia de marketing da marca, no entanto, atualmente a comunicação vai muito além do earned media pelo que as RP deve ter conhecimento sobre tudo o que está a acontecer, incluindo o que está a ser dito no LinkedIn e no TikTok. Já não é suficiente que as RP se concentrem apenas em comunicados e relação com os media, porque tudo é comunicação, logo o papel das RP terá de ser significativamente mais expansivo e influente.

Autenticidade

Com as novas regras de report de sustentabilidade a entrarem em vigor, a comunicação das marcas passará a ser mais transparente e clara. Os consumidores mudaram muito nos últimos anos e já não são convencidos por uma comunicação assente e lugares-comuns e indicadores vazios. Os consumidores querem ouvir pessoas reais, a passarem informações credíveis sob a forma como gerem as suas empresas e sobre os produtos que consumem.

Os Influenciadores

Vários estudos confirmam que os influenciadores continuarão a desempenhar um papel fundamental no sucesso das relações públicas nos próximos anos. Os micro influenciadores são um dos segmentos com maior crescimento, uma vez que gozam de mais confiança junto dos seus seguidores e isso torna-os preferidos pelas marcas quando lançam novas campanhas. As grandes marcas continuaram a apostar em influenciadores de grande alcance como jogadores de futebol e supermodelos, pelo impacto global que a sua comunicação pode gerar. Será interessante acompanhar o desenvolvimento do marketing de influência e como este se encaixa e colabora com as relações públicas.

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