Como escolher uma agência de relações públicas para o seu negócio

Antes de avançar com a escolha de uma agência de Relações Públicas (RP) é necessário ter presente quais são os seus objetivos. Garantir cobertura mediática não deve ser, per si, a única meta para contratar uma agência de PR. É fundamental saber como esses resultados o vão ajudar a cumprir os seus objetivos de marketing e vendas. As relações públicas são uma importante ferramenta para gerar conhecimento e notoriedade para a sua marca, aumentar a credibilidade e a reputação. No entanto, as RP não são um canal de vendas. Podem ajudar a impulsionar as mesmas, mas muitas vezes é difícil medir o impacto desta forma. 

Na hora de escolher uma agência de RP é também importante ter em consideração que a mesma deve ter experiência no mercado e que deve ter uma abrangência sobre os diferentes canais de comunicação. 

O ambiente da comunicação mudou enormemente nos últimos 10 anos e as relações-públicas acompanharam essa mudança. Atualmente, mais do que colocar a sua marca nos media, é preciso definir a mensagem certa e colocá-los nos media mais adequados, online ou offline. 

Se a sua empresa é uma startup tecnológica, sair apenas na imprensa escrita é bastante redutor, não concorda? Mesmo que seja o jornal com maior audiência nacional. 

É preciso ter notoriedade nos canais que o seu público consome e a agência de RP deve saber quais são e como o colocar lá. Seja num podcast, num media online, numa newsletter de tech, no canal de Youtube de um influenciador. 

As melhores estratégias de integram todos os canais para apoiar o seu esforço de relações públicas. Considere agências que possam demonstrar que conhecem e utilizam todos estes canais e estratégias. 

Outro ponto fundamental na hora de escolher a agência é o Pensamento estratégico. Muitas vezes as empresas pensam apenas no resultado final e no plano para lá chegar e esquecem-se que é fundamental saber qual a estratégia por detrás desse plano. É muito importante que a agência consiga fazer uma análise do seu mercado e posicionamento, conheça os seus objetivos específicos e defina uma estratégia em função dos mesmos. Partir de imediato para a estrada sem ter um mapa do percurso vai acabar por comprometer os resultados e a sua relação com agência vai deixá-lo frustrado. 

Por fim, um último ponto que deve ter em consideração é a criatividade da agência. A comunicação não tem que ser uma ferramenta cinzenta e sem imaginação. Procure uma agência que tenha no seu portfolio iniciativas e projetos baseados em soluções criativas. Ou lance-lhe um desafio específico que gostaria de ver resolvido e perceba a que tipo de soluções recorre. Se apenas às mais tradicionais e que “toda a gente conhece” ou se recorrem a soluções diferentes e menos óbvias. 

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