A importância do storytelling nas relações públicas

As relações públicas são uma disciplina do marketing e comunicação altamente complexa de explicar. Por isso, eu gosto de me definir, enquanto profissional desta área, como uma criadora de histórias, que deixo para outros contarem.

Quem trabalha em relações públicas é, seguramente, um contador de histórias. A sua missão é transformar informação corporativa em narrativas cativantes que jornalistas, bloggers e influencers vão ter interesse em partilhar com quem os segue diariamente.

Um bom profissional de RP sabe como analisar a informação de uma organização, as suas actividades, produtos e serviços e encontrar as mensagens certas e positivas para as transformar em histórias interessantes e, sobretudo, relevantes.

Numa época predominantemente digital, em que a informação percorre o globo em minutos e está disponível 24 horas por dia, é fundamental encontrar a história certa. Aquela que tem interesse ser contada pela empresa e tem interesse em ser consumida pelos seus stakeholders, sejam eles clientes, os media ou o próprio director-geral.

Sobretudo quando comunica com jornalistas, é fundamental saber qual é a história da sua marca ou empresa que irá despertar o interesse de quem a vai consumir. Lembre-se: o jornalista não é pago para fazer publicidade à sua marca. Por isso, é fundamental ter um profissional de relações públicas que saiba contar a história certa. Porque se não souber qual é a sua história ou não a souber contar, o que vai receber é uma pergunta de volta: «Porque é que isso me interessa e, sobretudo, porque interessa aos meus leitores?»