Há mais de 15 anos que trabalho nesta área, e quando as pessoas me fazem essa pergunta, ainda acho difícil de responder. As relações públicas (public relations = PR) não são fáceis de definir, nem pelos profissionais da área.
Como fundadora de uma agência de relações públicas, tenho sempre de explicar que não compramos anúncios, não fazemos publicidade, não estamos à porta das discotecas a “fazer bonito” e, sobretudo, que não compramos jornalistas para escreverem histórias para os nossos clientes.
A Sociedade Americana de Relações Públicas aceitou milhares de submissões até chegar a uma definição que fosse consensual: «As relações públicas são um processo estratégico de comunicação que visa criar uma relação mutuamente benéfica entre uma marca e o seu público.»
E o que quer isso dizer? Que as relações públicas são cada vez mais importantes na comunicação das organizações, sobretudo numa época em que o digital se sobrepõe a tudo e qualquer pessoa é hoje um produtor de conteúdo.
Isto, porque as relações públicas ajudam a construir e a manter a reputação da marca ou empresa. E isto é a base das RP. A forma como a sua empresa chega ao público terá um enorme impacto no respeito e consideração pelo que está a vender. Dificilmente haverá uma campanha de publicidade ou social media que tenha maior reputação e credibilidade que uma notícia no Expresso ou na RTP. Primeiro, porque a primeira é paga, logo, menos credível; e segundo, porque os media são uma fonte relevante e considerada de informação.
Por outro lado, uma (boa) reputação leva anos a construir, mas pode ser destruída em minutos. Por isso, é fundamental manter a boa imagem da sua empresa e o máximo de exposição positiva, para se fortalecer caso alguma coisa venha a acontecer à sua marca.
Sim, as relações públicas tentam promover marcas e empresas, mas, ao contrário da publicidade, comunicam com o público dessas organizações através de fontes confiáveis e NÃO pagas.
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.