Segundo o Relatório Global sobre o Estado dos Media de 2022 desenvolvido pela Cision, o combate a notícias falsas e as equipas reduzidas são dois dos principais desafios que os jornalistas enfrentam.
Outro dos resultados presentes no relatório anual da Cision é que os jornalistas sentem, cada vez mais a pressão para publicar novas histórias a uma velocidade cada vez maior, 24 horas por dia.
Um quarto dado interessante, sobretudo para quem trabalha na área das relações públicas é a importância de manter a credibilidade como fonte noticiosa de confiança. Ainda no que diz respeito às fontes que consideram mais úteis para gerar histórias ou ideias de histórias, 37% citaram press releases, 76% querem receber press releases de marcas e profissionais de relações públicas e quase metade (49%) quer receber convites para eventos. Ou seja, não confiam só nos dados, mas, a maioria dos jornalistas confia nos profissionais de relações públicas com quem têm parceria para esse propósito. Além destes as maiores agências (AP, Bloomberg, Pr Newswire, etc.) e os porta-vozes internos são os melhor posicionados na lista de fontes.
“Estas conclusões não só reforçam a necessidade crítica para as RP e profissionais de comunicação a serem mais diligentes que nunca na disponibilização de conteúdo confiável, rigoroso e relevante para jornalistas; também enfatizam o equilíbrio delicado e com nuances que os jornalistas têm de assumir entre os conteúdos que pretendem publicar e o que é necessário para que a organização se mantenha no negócio e a necessidade das RP e os profissionais de comunicação navegarem em ambos.” refere ainda o Relatório.

