Desmistificando a colaboração com jornalistas. Aviso! Vamos quebrar alguns mitos.

A relação entre profissionais de Relações Públicas (RP) e jornalistas é fundamental para o sucesso mútuo. No entanto, muitas vezes, essa colaboração é envolta em mitos e equívocos que podem prejudicar a comunicação eficaz. Neste artigo, vamos desmistificar alguns dos mitos comuns que cercam o trabalho com jornalistas e mostrar como essa parceria pode ser benéfica para todos os envolvidos.

Eis 6 mitos das relações com os meios de comunicação social a que deve estar atento quando trabalha com jornalistas:

Mito #1: tudo o que acontece na minha empresa é digno de notícia.

Ao considerar quais as histórias e notícias a apresentar aos jornalistas, tenha em mente que nem tudo o que uma empresa faz é notícia. Pode pensar que é, mas antes de o apresentar, pergunte a si próprio se um jornalista consideraria valer a pena cobrir o assunto. Por exemplo, se a sua empresa ganhou um prémio, partilhe-o internamente e nos seus canais (website e redes sociais). Se tiver dúvidas sobre se uma notícia é ou não digna de ser apresentada, pergunte ao seu consultor.

Mito #2: um jornalista partilha as perguntas que vai fazer antes da entrevista.

Quando concorda com uma entrevista com um jornalista, este não tem qualquer obrigação de partilhar uma lista de perguntas que irá fazer antes da entrevista. Embora seja agora mais comum alguns jornalistas realizarem entrevistas por email, não parta do princípio de que saberá o que vão perguntar se estiver a falar com eles. Em vez disso, esteja preparado para responder às perguntas que prevê que lhe façam.

Mito #3: os jornalistas estão apenas interessados em notícias sensacionalistas.

Este é um equívoco comum, mas a realidade é que a maioria dos jornalistas busca informações relevantes e precisas para os seus públicos. Embora notícias sensacionalistas possam atrair a atenção, a credibilidade e a integridade são os princípios fundamentais do jornalismo. Trabalhar com jornalistas de maneira ética e fornecer informações de qualidade pode ajudar a construir relacionamentos duradouros e benéficos.

Mito #4: os comunicados de imprensa estão mortos.

Por vezes, pode ouvir alguém referir-se à morte do comunicado de imprensa. Mas não tenha medo. Os comunicados de imprensa estão vivos e de boa saúde e continuam a ser frequentemente solicitados e utilizados pelos jornalistas.

Mito #5: um comunicado de imprensa bem escrito é suficiente para garantir cobertura mediática.

Se, por um lado, o comunicado de imprensa não está morto, por outro ele não garante automaticamente a cobertura mediática. Os jornalistas são constantemente inundados com informações e é necessária uma abordagem mais proativa e personalizada para chamar a sua atenção. Construir relacionamentos, fornecer informações exclusivas e ser ágil nas respostas são componentes cruciais do sucesso na colaboração com jornalistas.

Mito #6: se não obtiver uma resposta à sua proposta de imediato, é porque não tem interesse.

Muitas vezes, os jornalistas não respondem ao primeiro e-mail que envia. Podem nem sequer o ler no dia em que o envia. Enviar um e-mail e desistir do contacto por falta de resposta vai comprometer seriamente os seus resultados. Faça follow up por e-mail ou até por telefone, sem pressionar muito, mas de forma cordial.

Ao desmistificar esses mitos sobre o trabalho com jornalistas, os profissionais de PR podem estabelecer relações mais sólidas e produtivas com os media. A colaboração eficaz entre consultores e jornalistas é essencial para disseminar informações importantes e impactantes para o público. Respeitar o papel e os princípios do jornalismo e construir relações baseadas na confiança é o caminho para uma parceria bem-sucedida.

Lembre-se de que, no mundo das Relações Públicas, a ética, a transparência e o respeito são fundamentais para construir relacionamentos duradouros e eficazes com os jornalistas e os media em geral.

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