Como nutrir a relação entre o profissional de PR e os jornalistas

O relacionamento entre jornalista e profissionais de PR nem sempre é o mais simples. No entanto, com as redações a encolher e a atualidade mediática a aumentar é fundamental que os profissionais de PR percebam que, hoje mais do que nunca, saber gerir a relação com os jornalistas e facilitar o seu trabalho é fundamental.

Por isso, hoje partilhamos algumas recomendações de como facilitar esta relação.

Conteúdos exclusivos. Mais do que nunca oferecer conteúdo original e que não será replicado noutras publicações é um sinal de valorização para o jornalista e de interesse para o media. Por isso, sempre que possível construa histórias únicas e diferentes para os jornalistas.

Parceria. Construa as suas histórias com o jornalista. Partilhe com ele a sua ideia e perceba quais os ingredientes que de que precisa para avançar. Os jornalistas não têm muito tempo para procurar abordagens novas, mas sabem o que interessa aos leitores e isso simplifica a construção da história.

Rede. Ajude os jornalistas a construir uma rede de contactos que lhe seja útil. Quanto mais ajudar um jornalista a construir a sua rede de contactos, mesmo sem ter uma história, o mais provável é que ele recorra a si quando tiver um tema onde o possa também incluir.

Fornecer dados e fontes de qualidade. Os jornalistas querem conteúdos de qualidade e fontes credíveis e que dominem os temas. Se a informação ou a história que lhe vai passar tiverem ambos, a probabilidade de ser aceite será certamente maior.

A cooperação entre jornalistas e profissionais de relações públicas não tem porque ser conflituosa, basta se procure o alinhamento entre interesse mútuos e se trabalhe em verdadeira colaboração

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *