A relação com o cliente

Ganhar um novo cliente é sempre um momento importante para qualquer empresa, mas depois temos de conseguir integrá-lo da melhor possível e mantê-lo satisfeito para que daí possa advir uma relação longa com resultados positivos para ambas as partes.

Quando entra um novo cliente existe aquele empolgamento e motivação de início de uma nova experiência onde tentamos explicar os métodos da agência, quais são os objetivos, o que pretendemos fazer para os atingir. Fazer isto de forma eficaz é fundamental para que tudo corra sem percalços.

Existem vários passos que podemos dar para que esta integração inicial de um novo cliente seja agradável e bem-sucedida e para depois mantermos os níveis de satisfação. O primeiro será uma reunião inicial bem planeada e que inclua um “immersion day”.

No fundo um dia onde para além de uma reunião para definirmos cronogramas, aprofundarmos ideias apresentadas na fase de “pitch”, definirmos “next steps”, possamos também passar algumas horas ou um dia nas instalações do cliente a conhecer os seus métodos, cultura, modo de funcionamento etc… Desta forma poderemos entender melhor a marca/organização e perceber quais as maneiras mais eficazes para atingir os objetivos.

Outra situação fundamental é manter a qualidade de experiência e da comunicação quando um “Lead” passa a cliente. É muito importante o cliente sentir apoio continuo não só na fase inicial, mas ao longo de toda a relação e que a agência está “sempre lá” para ajudar a alcançar os objetivos propostos.

Reuniões regulares para avaliar em conjunto com o cliente o que correu bem e mal, são também fundamentais para ir afinando estratégias bem como uma reunião anual de avalização de resultados, processos e apresentação de planos.

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